Abandone o Fardo: Comparação

A comparação é a ladra da alegria

Theodore Roosevelt

A comparação pesa e pesa muito! Ela tem pesado na sua vida?

Eu passei por muitos momentos ruins na minha vida por causa da comparação. Quando nos comparamos com alguém e nos sentimos superiores, nasce em nós o orgulho e a soberba. Mas quando nos comparamos e nos sentimos inferiores, nasce em nós a frustração, o descontentamento e a inveja.

Como pode uma única causa gerar tantas coisas negativas? Orgulho, soberba, inveja, descontentamento, frustração. A comparação é realmente péssima em todos os seus efeitos.

Se você sofre ou já sofreu com ela, sabe que quando nos comparamos a alguém e nos sentimos inferiores, parece que nosso mundo vai se desfazendo, vamos perdendo a coragem e a vontade de prosseguir porque sentimos que nunca alcançaremos aquela pessoa ou aquele nível. Esse sentimento gera a inveja, já que gostaríamos de estar lá, na posição que a pessoa está ou fazendo o que essa pessoa está fazendo, tendo o dom dela, vida dela, sendo ela…

A comparação pode nos levar a dois caminhos:

  1. Podemos ficar frustrados e desanimar. Imagine que você gostaria de aprender uma nova habilidade e de repente começa a se comparar a outras pessoas que tem aquela habilidade a mais tempo e consequentemente estão a sua frente. Alguns de nós, como fiz algumas vezes, simplesmente para tudo e desiste, pensando que nunca conseguirá alcançar aquele nível, não tendo a disciplina e empregando o esforço que aquela pessoa com quem se está comparando teve. A comparação tem ação paralisante na vida e é mais uma arma de sabotagem.
  2. Podemos nutrir inveja e correr como loucas para ter/ser o que a pessoa tem/é. Nesse caso a comparação tem uma ação motivadora mas por intenções erradas. A inveja é um sentimento venenoso que nos faz perder de vista quem somos para nos transformarmos em cópias de outra pessoa. Cópias nunca serão como os originais. Por isso nos comparar e seguir por esse caminho pode até trazer uma satisfação momentânea ao se conseguir o que o outro tem mas não vai durar, com toda a certeza.

A liberdade

A liberdade se encontra em se amar. Amar a sua vida, amar quem você é. Amar o momento que você está vivendo, amar o seu próprio tempo de aprender e conquistar cada coisa que você sonhou.

A vida não é uma competição para descobrirmos quem é a melhor. Não podemos estar sempre procurando ser melhores que os outros mas sim, procurando ser melhores do que nós mesmas! Nos superar, avançar, sem olhar para o lado e se sentir menor ou maior mas apenas, nós!

Eu amo a Bíblia porque nela nós encontramos a vida e as lições mais importantes que precisamos aprender. Paulo falou sobre se comparar. O que ele disse é libertador!

“Porque, se algum homem pensa ser alguma coisa, quando nada é, ele engana-se a si mesmo. Porém, que cada homem prove sua própria obra, e então poderá gloriar-se em si mesmo, e não em outro. Porque cada um deve carregar o seu próprio fardo.”

Gálatas 6:3-5

Na Nova Versão Internacional (NVI) o verso 4 está traduzido assim:

Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,pois cada um deverá levar a própria carga. Gálatas 6:3-5

Esse verso abriu muito os meus olhos! Eu preciso me preocupar com minha própria vida ao invés de estar olhando a vida do outro. Fato é que muitas vezes só vemos as conquistas de alguém mas não paramos para descobrir tudo o que ela teve que fazer para alcançar o que ela tem ou quem ela é. Muitos de nós não estaria disposto a andar pela estrada de sacrifício e dedicação que essa pessoa se propôs a andar.

Talvez a comparação nos pegue porque não temos coragem ou disciplina. Então encontramos esse caminho fácil de nos sentir inferiores e lamentarmos nossa “falta de sorte” ou pior ainda, nossa “falta de benção”.

UMA-GRANDE-MENTIRA! Deus não faz acepção de pessoas. Não há mais bençãos para uns e menos para outros. Há sim, pessoas comprometidas arriscando ir além e não podemos entrar na armadilha do Inimigo para tirar nossa alegria, nossa paz e nosso destino, criando inimizades ou falsidades entre nós.

Se ame!

Seja você! Todos os outros já estão ocupados.

Há real liberdade em ser você e em se amar! Em aceitar o seu tempo e reconhecer cada benção maravilhosa que Deus tem te dado. Se você quer fazer mais na sua vida, ser mais, ser melhor, peça a Deus! É assim bem simples. Saiba também que vamos precisar nos esforçar. As coisas não acontecem de graça, sem estarmos fazendo a nossa parte.

Parece até que estamos nos encontrando com outros fardos dos quais já falei aqui: Perfeccionismo e procrastinação. Não deixe que a comparação desperte a perfeccionista que pode existir em você e nem que a procrastinação te faça adiar o que você precisa fazer para ser tudo o que Deus deseja que você seja!

Jogue a comparação fora, amiga! Olhe pra sua vida com gratidão, porque ninguém mais pode ser você, e lute, lute por você ao lado do Senhor e nunca mais vai precisar se preocupar em olhar para o lado para se comparar, apenas para ajudar, estender a mão.

Eu espero ter te ajudado e que o fardo esteja mais leve!

Até a próxima, amiga

Com carinho,

Andressa.


Me siga nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.