Esperar e ser feliz? Dá sim!

 

Post 5

Esperar não é fácil. Eu diria que saber esperar é uma arte. Nós vivemos nesse mundo caótico em que tudo acontece rápido demais, o tempo todo. E como esperar quando algo não acontece instantaneamente? Como aprender essa arte? Como voltar e desaprender o que o mundo tecnológico nos ensinou? Como colocar na nossa cabeça que Deus não trabalha da mesma maneira e que tudo tem um “propósito debaixo do céu”?

Eclesiastes 3:1-8 fala do tempo. Fala que há um tempo determinado para cada fase da nossa vida. O tempo de alegrar-se, amar, dançar são tempos maravilhosos! Mas existem os tempos ruins e existem os tempos de espera. Tempos em que o silêncio parece ser o único som que ouvimos. O nada. E o que fazemos? Nos desesperamos só para perceber que se desesperar não adianta nada. Portanto, para que serve a ansiedade? Ela vai adiantar 1 hora aquilo que deve chegar no tempo de Deus? Acredito que não…

Muito se fala no tempo de espera e então você escuta muito que deve confiar em Deus e esperar, apenas esperar com confiança. Mas eu te desafio a ir além!

Esperar com confiança faz parte e é muito importante mas essa não é uma atitude um tanto quanto passiva? Você fica apenas parada esperando que algo aconteça no tempo em que Deus determinou que aconteça e para por aí. Assisti um vídeo há alguns dias sobre “esperar com qualidade” e eu pensei: “Ok mas o que seria esperar com qualidade?” Na verdade eu já tinha essa resposta e eu esperava que o vídeo trouxesse essa mesma visão porque eu acredito que é muito importante, é como fazer todo o tempo de espera ser o tempo mais produtivo de sua vida!

Tempo de espera = Tempo de Deus

Não estou te dizendo que é fácil mas eu descobri que o tempo de espera não pode e nem deve ser desperdiçado no aguardo de receber aquilo que se pediu a Deus. O tempo de espera é o melhor tempo que existe para estreitar os laços com seu Criador. Oramos por aquilo que necessitamos mas nós conhecemos de verdade a Pessoa para quem estamos pedindo?

Eu descobri que Deus nos faz promessas maravilhosas em sua Palavra e sabe, isso só é possível passando tempo com Ele! Muitas pessoas podem achar a Bíblia difícil demais de ler e eu era uma dessas pessoas. Eu não conseguia ir em frente com o ano bíblico que eu começava e me sentia frustrada porque eu estava lendo por obrigação. Mas então, de forma milagrosa e embalada em graça, Deus abriu a minha mente para entender o que realmente estava escrito naquelas histórias que eu estava lendo e NOSSA! Como eu não li isso antes? Esse, como nós sabemos, é um trabalho do Espírito Santo. Ele revela Deus a nós e nos possibilita enxergar coisas na Palavra dEle que não enxergaríamos se não estivéssemos com o coração desejoso de verdade de conhecer o nosso Pai.

Uma dica que eu acho importante é:
Se por acaso a linguagem da Bíblia da tradução João Ferreira de Almeida estiver muito difícil, que tal tentar a Nova Tradução na Linguagem de Hoje? Ou a Nova Versão Internacional? Com uma linguagem mais atual, quem sabe fique ainda mais fácil e inspirador ler a Bíblia!

Mas sabe que para mim tudo começou aqui na internet mesmo? Sou super fã do Pinterest. E sou super fã de ler frases inspiradoras. Acho que a maioria de nós é, não é? Até que junto com frases inspiradoras começaram a surgir versículos da Bíblia no meu feed e eu comecei a encontrar essas promessas e mais promessas e eu fiquei tão encantada com tudo aquilo que eu tava lendo! Eu corro muitas vezes para a minha Bíblia e passo a caneta marca texto para não ter perigo de passar batido aquele versículo lindo a próxima vez que eu passar por aquela página e então me lembrar de novo do que meu Deus prometeu a mim, de como Ele é, do quanto Ele me ama e da maravilha que é amar e ser amada por esse Deus!

Ler a Bíblia + Ouvir música que fale de Deus.

Deus moldou meu gosto musical aos poucos antes de moldá-lo completamente. De emo na adolescência, ouvindo músicas tristes para ficar mais triste, eu comecei, na juventude, a apreciar músicas mais calmas, que não falassem tanto de desventuras amorosas e do quanto nós sofremos mas sim da vida e de bons sentimentos. Passei a apreciar o folk e eu achava que já era maravilhoso estar ouvindo músicas mais “saudáveis”. Mas então eu assisto a uma pregação sobre música e me dou conta do fato de que, tudo bem, a música pode nem ser tão ruim assim mas para quem ela foi feita? Artistas, em sua maioria, querem mais e mais fama, mais e mais dinheiro e é para Deus que eles fazem sua música? Provavelmente não. E essa pregação me fez pensar que tipo de música eu estava botando pra tocar. Com certeza não eram músicas que engrandeciam o nome do meu Deus. Então, para que ouvir?

Deus então fez algo que eu considero maravilhoso. Do nada eu encontrei muitas bandas cristãs (internacionais) que tocavam folk e imagina só, para Deus! Eu descobri um mundo totalmente novo, de músicas totalmente novas, que engrandeciam o nome de Deus e falavam do quanto Ele é maravilhoso e das maravilhas que Ele pode fazer em nossas vidas. Escutar apenas música cristã me ajudou – e ajuda – a me aproximar muito de Deus. Muitas vezes ouvimos uma música que fala exatamente daquilo que temos sentido. Por muitas vezes eu me abri para Deus em momentos que ouvi essas músicas e pude ser confortada e ter meus sentimentos curados por esse Pai maravilhoso.

Ouvir música secular é algo que todos nós fazemos ou já fizemos e eu sei, pode parecer loucura só ouvir música cristã. Quando uma ideia parecida com essa foi apresentada a mim na adolescência eu achei terrível! Mas eu não tinha a cabeça que eu tenho hoje. Hoje eu enxergo que a maioria das músicas seculares que ouvimos serve apenas para inflar o nosso ego. Tudo passa a ser sobre nós e nossos sentimentos, sejam eles quais forem. Essa, eu descobri, é uma forma e tanto de ser egoísta e só pensar em si mesmo e na maneira como se sente. Se já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim, qual o motivo de ouvir essas músicas? Eu quero mais é ouvir músicas que falem do meu Deus, que engrandeçam seu nome e que falem dos meus sentimentos sim mas aqueles espirituais, das batalhas espirituais que travamos e de como podemos ser vencedores dessas batalhas para que as lutas da vida nesse mundo sejam conquistadas de forma mais simples e fácil porque é Deus quem nos dirige os passos.

Bíblia + Boa música + Aprendizado

Sabe outra coisa que você pode fazer enquanto espera? Aprender! Aprender tudo aquilo que você ainda não sabe! Por exemplo, se você estiver querendo ir bem em uma prova, você precisa estudar, certo? Não adianta irmos enfrentar algo novo sem preparo. Digamos então que você esteja orando a Deus por aquela pessoa especial que Ele separou para você. Você deve estar pensando em casamento mas você já sabe cozinhar? Sabe fazer compras, cuidar das contas? Esse é o tempo ideal para você se especializar naquilo que você precisa saber para que quando a sua tão sonhada benção chegar, você esteja preparada! Você já parou para pensar que a benção pode estar demorando um pouquinho mais porque simplesmente você ainda não está preparada psicologicamente ou espiritualmente para recebê-la? Eu penso muito nisso! Se estivermos despreparadas, podemos estragar tudo. Por isso o tempo de espera é especial! Deus nos molda. Ele quer nos moldar, nos fazer mais parecido com Jesus e nós só poderemos ser mais parecidos com Ele se passarmos tempo com Ele!

Você alguma vez já passou muito tempo em um lugar em que as pessoas tem um sotaque diferente e de repente se pegou falando como eles? O sotaque se incorpora, as expressões usadas por eles passam a ser usadas por você e você nem percebe isso, quando vê, aconteceu! Com Jesus é a mesma coisa! Quanto mais tempo passarmos com Ele, aprendendo dEle, mais parecidos com Ele seremos. Quanto mais nos parecermos com Jesus, mais preparados estaremos para aproveitar ao máximo as bençãos que Ele nos preparou!

E você? Espera o que?

Cada um de nós espera por algo diferente. Creio que todos nós esperamos pelo momento de viver ao lado de Jesus. Essa vida é uma fase, fase em que vamos ter que esperar por muitas coisas mas o tempo de espera não deve ser jogado fora. O tempo de espera é aquele momento tranquilo em que você pode se aproximar de Deus e conhecê-lo mais intimamente. É o momento em que você pode conhecer o seu melhor amigo pra sempre! Você quer mesmo perder esse tempo se lamentando por não ter o que deseja? Ou você quer decidir buscar a Deus e a sua justiça sabendo que todas as outras coisas serão acrescentadas? (Mateus 6:33)

Nosso Deus é um Deus que nos dá descanso mas nós precisamos querer descansar com Ele. Passar tempo com Deus é maravilhoso! Você já experimentou sentar ao pé da sua cama, imaginando Jesus ali do seu lado e contar para Ele tudo o que você tem sentido? Tudo que seu coração tem sofrido? Ou ainda melhor, depois de ter passado por algo super legal, chegar em casa e contar pra Ele, tim-tim por tim-tim tudo o que aconteceu? Eu sei, Ele viu tudo mas Ele quer ouvir da sua boca. Vocês são amigos, lembra?

Não perca a chance de agradecer pela chuva enquanto o arco-íris ainda não apareceu! Não lamente os dias chuvosos, os dias de espera. Fique feliz com eles! Nem todos os dias serão fáceis e felizes mas se você buscar olhar de forma positiva e aproveitar para ser feliz com Deus, você vai ver que passou até mais rápido do que você imaginava e você ganhou o maior presente que poderia, a amizade do Criador do universo!

4 comentários sobre “Esperar e ser feliz? Dá sim!

  1. temos bons folks nascionais agora também! amei a forma que você explicou a ideia da musica. mas por mais que os anos passem, a maioria não se convence disso. Eu diria que é uma escolha pra poucos, mas os poucos que eu vi escolherem, são pessoas que se destacam como cristãos. pessoas que inspiram. sucesso! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Sério? Quem você indica? Conheço alguns que podem se enquadrar no folk mas ainda continuo bastante encantada com as bandas e duos de fora que eu tenho conhecido. São tão bons!

      Muito obrigada pelas palavras! 🙂 Fiquei feliz por você concordar! Realmente não é fácil, a música tá por todo lado e até sem querer nos pegamos cantando umas músicas que a gente nem sabe onde ouviu e olha, eu fui uma adolescente que achava absurdo essa ideia toda mas nossa, nada como amadurecer! Acredito que é possível deixar de ouvir música secular, eu tenho conseguido e é uma benção. Quando a gente se dá conta de que estamos fazendo escolhas duvidosas, que não agradam a Deus e nem nos trazem nenhum benefício fica mais fácil de abrir os olhos mas que Deus nos abençoe para também abrir o coração e deixar com que Ele faça morada nele e tire aquilo que o desagrada, né?

      Que Deus te abençoe!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.